quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DA JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL ÀS SALAS DE AULAS DE ARTES VISUAIS


JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL PRESERVA MEMÓRIA

Gustavo Werneck
Publicação: 29/08/2011 06:57 Atualização:
União pela arte, criatividade, boas ideias e preservação da memória. A partir de quinta-feira, 567 municípios vão mostrar o seu valor na Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, iniciativa que está em sua terceira edição e se inspira na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Segundo informações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG), iniciando a comemoração dos seus 40 anos, estão previstas mais de 1,1 mil ações entre seminários, apresentações de grupos populares, festivais de gastronomia, exposições, visitas guiadas, programas educativos, oficinas e gincanas.

A abertura em Belo Horizonte será às 9h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), que fica na Avenida João Pinheiro, 495, Centro, com a presença do cantor, compositor e percussionista baiano Carlinhos Brown. O tema da jornada, este ano, é Quando a minha história conta a história de todos e uma das novidades é o lançamento do Iepha Discute, programa com o objetivo de promover encontros e debates sobre o patrimônio cultural.

DA EXPOSIÇÃO INIMÁ NO TRICENTENÁRIO DE OURO PRETO À SALA DE AULA

Autorretrato. Óleo sobre tela. 1951. 82x65cm. (cód.AR0022)
EU DA INCONFIDÊNCIA EXPÕES INIMÁ DE PAULA
04/08/2011
O Museu da Inconfidência inaugurou, às 20h30min do dia 12 de agosto, sexta-feira, a exposição Inimá no Tricentenário de Ouro Preto, organizada em parceria com a Fundação Inimá de Paula (Belo Horizonte – MG). A mostra, que estará em cartaz na Sala Manoel da Costa Athaide até 18 de setembro, apresenta obras inéditas do artista mineiro Inimá de Paula (1918-1999), como Naturezas Mortas e Retratos, incluindo o seu famoso Autorretrato, além de objetos pessoais e telas de diversas fases, com ênfase no Expressionismo.


Após a inauguração do Museu Inimá de Paula, em 2009, uma seleção especial foi feita para a comemoração dos 300 anos da cidade histórica mineira que tanto inspirou o pintor ao longo de sua trajetória. Em muitas de suas telas, Inimá se revela um autêntico seguidor do movimento artístico reconhecido na Europa, em 1905, como Fauvismo, do qual fizeram parte nomes como Van Gogh e Paul Gauguin. A principal característica do estilo é dar margem ao instinto e às sensações, por meio de rígidas pinceladas e cores selvagens.

O ARTISTA – A obra de Inimá de Paula, dotada de elevado teor poético-emocional, é marcada pela cor truculenta, a nota expressionista e a atmosfera fauve em muitas das telas, que sofreram influência de Matisse, Dérain e outros pintores franceses do início do século XX. Segundo o crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, Inimá é um dos mais genuínos valores da pintura brasileira do século XX e, de longe, um dos maiores coloristas do Brasil.

O QUÊ: Inauguração da exposição Inimá no Tricentenário de Ouro Preto
QUANDO: 12 de agosto, sexta-feira. A mostra permanece em cartaz até 18 de setembro.
ONDE: Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência (Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico).
VISITAÇÃO: De terça a domingo, das 12h às 18h. ENTRADA GRATUITA

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DA EXPOSIÇÃO À SALA DE AULA: A 5a PRIMAVERA DE MUSEUS EM MINAS


5ª Primavera dos Museus Programação será divulgada em breve

O Instituto Brasileiro de Museus- IBRAM encerrou no dia 19 de agosto as inscrições de instituições museológicas para a quinta edição da Primavera dos Museus, que tem como tema Mulheres, Museus e Memória. A programação nacional do evento será divulgada em breve pelo IBRAM e estará disponível no site  www.museus.gov.br.
Em sua 5ª Edição, a Primavera dos Museus, que acontece de 19 a 25 de setembro é um espaço de indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade.
A Superintendência de Museus e Artes Visuais, através de suas cinco unidades - Museu Mineiro, em Belo Horizonte; Museu Casa Guignard, em Ouro Preto; Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo; Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana e Museu do Crédito Real, em Juiz de Fora - participa ativamente deste evento com uma programação ampla e diversificada.

Primavera dos Museus

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, a iniciativa com edição anual, tem o objetivo de sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. Nas quatro edições anteriores, o evento ofereceu mais de 3 mil ações organizadas por museus e instituições museológicas de todo o país. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns das atividades realizadas. Os temas dos anos anteriores foram Meio Ambiente, Memória e Vida; Museus e o Diálogo Intercultural; Museus e Direitos Humanos e Museus e Redes Sociais.


Informações:
Telefone: (61) 2024-4132 ou 2024-4137
E-mail -
cpgii@museus.gov.br

DA EXPOSIÇÃO À SALA DE AULA: A 5a PRIMAVERA DE MUSEUS




A 5ª Primavera dos Museus, com seu tema Mulheres, Museus e Memórias, é um espaço de indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade.

Com que memórias nossos museus individuais e coletivos estão sendo estruturados?

Para saber mais acesse:

DA EXPOSIÇÃO À SALA DE AULA: A FALA DA EDUCADORA ANA MAE BARBOSA

                                                                     Ana Mae Barbosa

Segundo a educadora Ana Mae Barbosa (foto), que é  considerada a principal referência em ensino de Arte no Brasil, a pesquisa Artes Visuais : da exposição à sala de aula comprova que os professores que buscam os museus e centro culturais como laboratórios de pesquisa visual para seus alunos o fazem sabendo da importância da Arte para o desenvolvimento dos processos cognitivos em geral. Foi esta convicção que os levou a conseguir adesão dos colegas de história, português, matemática, informática para trabalhar interdisciplinarmente a partir das Artes Visuais. Eles reafirmaram a eficiência da Arte para desenvolver formas sutis de pensar, diferenciar, comparar, generalizar, interpretar, conceber possibilidades, construir, formular hipóteses e decifrar metáforas.

Para saber mais acesse: http://www.blogacesso.com.br/?p=91

ARTISTAS LOCAIS EM SALA DE AULA: RELATOS DO ACRE


Colegas professores de Artes Visuais acreanos destacaram a necessidade e a importância da formação continuada dos professores para o aprendizado da construção de projetos. Lembrando que o objetivo principal dessa estratégia didática é que os mesmos se apropriem dos procedimentos de criação de projetos para dar aulas com autonomia e autoria e assim possibilitando a inserção dos artistas locais, dos artistas acreanos em sala de aula de artes visuais.

Destacaram a experiência de um plano de criação de projetos, em curso ministrado no estado do Acre, na cidade de Rio Branco, pela professora Iara Iavelberg com a proposta de uma sequência de atividades a serem percorridas pelos participantes para gerar um produto a ser socializado.

Outra orientação para a criação desses materiais pelos professores é o trabalho com poéticas expressivas das culturas da região onde as escolas situam-se, como ponto de partida e posterior expansão de conteúdos à produção cultural em sentido amplo.

Assim, a prática experienciada pelos professores nesta proposta formativa, pode impulsionar a construção simultânea de conhecimentos nos âmbitos da formação cultural e didática em Artes Visuais e, ainda, forma para a gestão do planejamento de aulas de arte.

Para saber mais acesse:



ARTISTAS LOCAIS EM SALA DE AULA: RELATOS DO PARÁ



Os colegas professores de Artes Visuais paraenses ressaltam a contribuição singular que a Faculdade de Artes Visuais da UFPA e a Associação de Arte-Educadores do Pará oferecem para o constante diálogo entre teoria e prática no ensino de Artes Visuais, um debate no qual a temática da inserção dos artistas locais sempre se faz presente.

ARTISTAS LOCAIS EM SALA DE AULA: RELATOS DA PARAÍBA


Colegas professores de Artes Visuais paraibanso destacam o blog ENSINANDO ARTES VISUAIS como a grande ferramenta que leva os artistas, a arte e a cultura da Paraíba para dentro das salas de aula de Artes Visuais.





ARTISTAS LOCAIS EM SALA DE AULA: RELATOS DO RIO GRANDE DO NORTE

ARTISTAS LOCAIS EM SALA DE AULA: RELATOS DA BAHIA

ARTISTAS LOCAIS EM SALA DE AULA: RELATOS DE GOIÁS

ARTISTAS LOCAIS EM SALA DE AULA: RELATOS DO ESPÍRITO SANTO

ARTISTAS LOCAIS EM SALA DE AULA: RELATOS DO RIO DE JANEIRO

ARTISTAS LOCAIS EM SALA DE AULA: RELATOS DE SÃO PAULO

ARTISTAS LOCAIS EM SALA DE AULA: RELATOS DO PARANÁ

ARTISTAS LOCAIS EM SALA DE AULA: RELATOS DE SANTA CATARINA

Colegas professores de Artes visuais de Santa catarina

ARTISTAS LOCAIS EM SALA DE AULA: RELATOS DO RIO GRANDE DO SUL

Colegas professores de Artes Visuais gaúchos são unânimes em apontar o arrojado projeto pedagógico da Beinal do Mercosul como a grande ferramenta que leva os artistas gaúchos para dentro das salas de aula de Artes Visuais.

Conforme relato deles: ao longo de sua trajetória, a Bienal do Mercosul sempre teve como princípio a ênfase nas ações educativas. Seu projeto pedagógico tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no país e deve tornar-se referência mundial em eventos com o mesmo formato.

Este projeto de ação educativa continuada foi construído a partir de demandas e necessidades identificadas no cenário escolar e artístico. A Fundação coloca em prática um projeto de ação educativa continuada que visa auxiliar na qualificação do ensino da arte no estado e na formação de público para as artes visuais. Dentro do Conexão Bienal as ações permanentes – como a edição de livros e material pedagógico, cursos de formação, palestras, oficinas e encontros com artistas - estão integradas com as ações feitas nos períodos de Bienal, de forma a desenvolver um trabalho cumulativo e coerente. Estas atividades são oferecidas gratuitamente à comunidade.

Em consonância com o Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo do RS, que tem como principais pontos a formação de professores e a valorização de profissionais da educação, a realização dos Encontros de Formação de Professores visou contribuir para a formação continuada dos docentes e se estendeu pelo interior do estado.

Os Encontros auxiliaram na qualificação do ensino da arte em sala de aula, ampliando as possibilidades de discussão sobre a relação entre educação e arte no cotidiano da escola. Os exercícios propostos contemplam desde os grandes temas da história da arte até as questões atuais da arte contemporânea, subsidiando o professor na construção de um pensamento mais crítico sobre o ensino da arte, sobretudo, a contemporânea. A intenção é oferecer ao professor uma aproximação com a arte, possibilitando o estudo e o
conhecimento de obras acessíveis de serem visitadas.

Para saber mais acesse: http://www.bienalmercosul.art.br/

ATISTAS EM SALA DE AULA: A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA NAS CONTEMPORÂNEAS AULAS DE ARTES VISUAIS

Em julho de 2011, na cidade de Ouro Preto, um grupo de professores de Artes Visuais que atua em Minas Gerais se encontrou com colegas professores de Artes Visuais de diversos, (ou todos) os estados brasileiros num Encontro Nacional de Educação Patrimonial.

E nos inúmeros diálogos entabulados muitas experiências, relatos permearam todas as conversas. Paulatinamente, iremos compartilhar as iniciativas das quais tomamos conhecimento e que fizeram e fazem toda a diferença no incremento do ensino/aprendizagem de Artes Visuais. São exemplos de políticas públicas, iniciativas do setor privado, muitas editoriais, outras da sociedade civil organizada, do meio acadêmico, enfim ações que ocorrem pelo Brasil afora e que inspiraram a criação desse grupo, desse blog que pretende levar OS ARTISTAS DE MINAS (artistas que retratam Minas, as nossas muitas Minas) para a sala de aula, seja em ambiente formal ou não formal. Viva o ENISNO DE ARTE! VIVA O ENSINO DE ARTES VISUAIS!

Sempre haverá prós e contras! Sempre haverá colegas que aprovam, outros que reprovam! A série mostrada, pouco a pouco, apenas ilustra iniciativas, cabe a cada educador ponderar e utilizar em sua vivência pedagógica o que lhe convier!

Visite também todos esses blogs que tratam do ENSINO DE ARTES VISUAIS EM MINAS:

domingo, 21 de agosto de 2011

O artista em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista KAKO NABUCO em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista Arthur Durval Versiani Passos em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista MILTON PASSOS em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista NELLO NUNO em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista CARLOS BRACHER em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

A artista FANI BRACHER em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista NEM GALINHA em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

sábado, 20 de agosto de 2011

A artista CHRISTINE VIANNA em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista DODÔ em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista THYKO em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista ADILSON ARCANJO em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS


A artista CLÉLIA PASSOS em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

A artista ADRIANE HORTA em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

A artista MARILENE em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista JOANNES PAGLIOTO em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista ANTÔNIO DOS ANJOS em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

A artista JACINTA FRANCO em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista AFONSO PENNA em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista PAULO VALADARES em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista LAYON em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

A artista ANA FÁTIMA CARVALHO em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

artista em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista GOMIDES em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS


O artista TUNICO DOS TELHADOS em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista ANDERSON BRAGA em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

A artista RACHEL FALCÃO em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

A artista EMILIANA MARINHO MARQUETTI em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

A artista GUIOMAR ANASTÁCIA em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

A artista CONCEIÇÃO LAYON em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

A artista MARIA LÚCIA PASSOS em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

A artista ROQUE RAIMUNDO DE OLIVEIRA em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

A artista REGIANE ESPÍRITO SANTO em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

O artista DINHO BENTO em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS

A artista DENISE KOPROWSKI em SALA DE AULA de ARTES VISUAIS