segunda-feira, 3 de outubro de 2011

TARSILA DO AMARAL E SUA VISITA A MINAS EM 1924 EM SALA DE AULA

A partir de trabalhos acadêmicos e de consultoria em patrimônio cultural para público infanto juvenil de Cristina Krauss,  historiadora da arte especializada em público infanto-juvenil, pesquisadora em Ensino de Artes Visuais em Minas, desde as aulas na Minas Colonial às web aulas contemporâneas, com ênfase em Patrimônio Cultural, e a utilização de novas tecnologias muitas escolas em Minas adotaram o Projeto Piiiuuuííí.
O Projeto Piiiuuuííí é uma proposta de Educação Patrimonial a partir da disciplina curricular Artes Visuais que traz como 'corpus': o Caderno de Desenhos produzido por Tarsila do Amaral na Viagem a Minas em 1924.

1924, Tarsila do Amaral, grafite sobre papel, 15,4 x 21,8 cm, coleção particular, São Paulo, SP.
Ouro Preto II, 1924, Tarsila do Amaral, grafite sobre papel, 15,4 x 21,8 cm, coleção particular, São Paulo, SP.


Ouro Preto II, 1924, Tarsila do Amaral, aquarela sobre papel, 15,4 x 21,8 cm, coleção particular, São Paulo, SP.


Essa proposta parte de projetos de pesquisa e de extensão. O projeto de pesquisa pode ser acessado na biblioteca digital da ufmg: www.bibliotecadigital.ufmg.br. É assim intitulado:
  
PIIIUUUÍÍÍ... DA ‘JANELA’ DO TRENZINHO CAIPIRA E
ATRAVÉS DE ‘JANELAS’ VIRTUAIS: O ENSINO / A APRENDIZAGEM DA
ARTE MODERN(IST)A BRASILEIRA PARA CRIANÇAS
A PARTIR DOS DESENHOS DAS PAISAGENS BARROCAS MINEIRAS DE TARSILA DO AMARAL 



Ao acompanharmos o projeto desenvolvido em escolas de Belo Horizonte e outras escolas do interior, nas cidades visitadas por Tarsila como  Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João del-Rei, Tiradentes, além de outras por todo o estado de Minas, uma vez que nosso blog se destina a professores de Artes Visuais de Minas Gerais, procuramos compartilhar o desenvlvimento do mesmo para que possa ser cada vez mais multiplicado.




Inicialmente, em todas as escolas se têm procurado desenvolver ações de formação junto ao corpo docente enfatizando a importância da cultura local, de se valorizar essa temática nas aulas da disciplina curricular Artes Visuais e sempre lembrando que, contemporaneamente, se recomenda o ensino de Artes Visuais conisderando Arte como conhecimento artístico e estético. Para tanto, eis a sequência sugerida:
- Seminários sobre História do Ensino de Artes Visuais no Brasil e em Minas Gerais: das oficinas coloniais às webaulas contemporâneas;
- Seminários sobre Fundamentos do Ensino de Artes Visuais;
- Seminários sobre Metodologias de Ensino de Artes Visuais;
- Seminários e Oficinas sobre o Ensino de Artes Visuais e os Referenciais Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais, Propostas Curriculares Estaduais, Matrizes Curriculares Municipais;
- Seminários e Oficinas sobre o Ensino de Artes Visuais e as Modalidades Organizativas (aula, atividade permanente, sequência didática, projeto);
- Seminários sobre História da Arte Brasileira;
- Seminários sobre Arte Modernista Brasileira e Vida e Obra de Tarsila do Amaral;
- Seminários sobre a Visita de Tarsila do Amaral a Minas em 1924 e o seu Caderno de Desenhos da Viagem;
- Seminários sobre Patrimônio Cultural (patrimônio natural, patrimônio urbanístico, patrimônio arquitetônico, bens móveis e integrados, patrimônio documental e patrimônio imaterial) consagrado e não consagrado;
- Seminários e Oficinas de Monotipia e Impressão: conhecimento artístico e estético;
- Seminários e Oficinas de Desenho e Ilustração: conhecimento artístico e estético;
- Seminários e Oficinas de Pintura: conhecimento artístico e estético;
- Seminários e Oficinas de Escultura, Modelagem e Moldagem: conhecimento artístico e estético;
- Seminários e Oficinas de Artes da Fibra (Tecelagem e Cestaria): conhecimento artístico e estético;
- Seminários e Oficinas de Artes Gráficas: conhecimento artístico e estético;
- Seminários e Oficinas de Fotografia: conhecimento artístico e estético;
- Seminários e Oficinas de Vídeo: conhecimento artístico e estético;
- Visitas Técnicas e Expedições de Reconhecimento no âmbito da cidade visitada por Tarsila e os amigos modernistas (como por exemplo: Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João del-Rei, Tiradentes);
- Acompanhamento na Elaboração, Execução e Avaliação de Projeto Pedagógico intitulado “Piiiuuuííí... pelas janelas do trem, Tarsila do Amaral apresenta o patrimônio cultural da cidade....... na Escola..........."

Também aproveitamos para apresentar uma bibliografia básica sugerida:

BARBOSA, Ana Mae. (org). Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, v. 134, n. 248, p. 27.833-42, dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v. Volume 3: Conhecimento de mundo.
FERREIRO, E.; LERNER, D. e OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vigotsky: Novas Contribuições para o Debate. São Paulo: Ática, 1995.
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação – os Projetos de Trabalho. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
HERNANDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
KRAUSS, Cristina. O “Barroco Mineiro” para Crianças. Material Didático. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei, 2007.
KRAUSS, Cristina. O Patrimônio Cultural, o Tombamento e o Registro explicados para Crianças. Material Didático. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei, 2007.
KRAUSS, Cristina. Glossário Artístico-Visual de termos arquitetônicos, pictóricos e escultóricos (talha e imaginária) do “Barroco Mineiro” para público infanto-juvenil. Material Didático. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei, 2008.
KRAUSS, Cristina. A Contribuição da História da Arte para as Aulas de Arte (Artes Visuais) na Contemporaneidade. Material Didático. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei, 2008.
KRAUSS, Cristina. A Construção de Projetos de Trabalho em Artes Visuais: Apontamentos para Reflexão. Belo Horizonte: Editora Ensinarte, 2010.
KRAUSS, Cristina. Piiiuuuííí... Da ‘Janela’ do Trenzinho Caipira e através de ‘Janelas’ Virtuais: O Ensino / A Aprendizagem da Arte Modern(ist)a Brasileira para Crianças a partir dos Desenhos das Paisagens Barrocas Mineiras de Tarsila do Amaral. Coleção História da Arte Brasileira, a partir de Minas, para público infanto-juvenil em Aulas de Artes Visuais. Belo Horizonte: Editora Ensinarte, 2010.
MINAS GERAIS, PCMG/Arte - Proposta Curricular de Arte de Minas Gerais e o CBC/Arte – Currículo Básico Comum de Arte de Minas Gerais para a Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. 1. ed. Belo Horizonte: Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, 2005.
PIMENTEL, L. G. ; CUNHA, Evandro José Lemos da ; MOURA, José Adolfo . Proposta Curricular de Arte-Ensino Médio para a Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais.
PIMENTEL, L. G. ; CUNHA, Evandro José Lemos da ; MOURA, José Adolfo . Proposta Curricular de Arte - Ensino Fundamental para a Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Belo Horizonte - MG: Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, 2004a.
Belo Horizonte: Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, 2004b.


8 comentários:

  1. Já vimos esse trabalho sobre a Tarsila, sua viagem a Minas e a questão do patrimônio cultural lá na região de São João Del Rey, Tiradentes. É muito interessante mesmo! Conhecemos também o 'Entre Volutas e Rocalhas: Glossário de Barroco e Rococó para crianças' de autoria da Cristina Krauss e é apaixonante! Que bom vocês compartilharem informações de interesse para professores de várias regiões de Minas por aqui. Muito bom mencionarem iniciativas de outros estados da federação. Estaremos sempre acessando! Felipe Viana e grupo de professores-BH

    ResponderExcluir
  2. Que bom poder contar com esse blog, as notícias, a bibliografia, as sugestões de modalidades organizativas. Realmente para quem leciona artes visuais em Minas está sendo uma grande ferramenta. Tem ajudado muito mesmo! Sílvio Fernandes-BH

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssima essa postagem, eu confesso que desconhecia esse caderno de desenhos, sabia da viagem! Que riqueza esse conteúdo para ser trabalhado em sala de aula! Magnífica a ideia! Parabéns para você por divulgarem! Soraia Campos-Sabará

    ResponderExcluir
  4. Tive a oportunidade de ver a apresentação desse maravilhoso trabalho que é o projeto Piiiuuuííí no Concurso do Trem da Vale! È mm maravilhoso! Ganhou prêmio de menção honrosa e encantou todo mundo que lá estava. Rose Moreira-Ouro Preto

    ResponderExcluir
  5. Também já vimos esse projeto Piuí... em outras cidades de Minas e é mesmo fantástico, não só as crianças ficam fascinadas, todo mundo fica maravilhado! Divulguem mais por aqui! parabéns pelo blog! quantas notícias e quantas indicações de material, bibliografia, atividades... Danuza Melo-BH

    ResponderExcluir
  6. Ja consegui várias informações esparsas sobre o projeto Piuí, a visita dos modernistas a Minas, artes visuais e patrimônio cultural para crianças, adolescentes, jovens, mas seria muito bom que publicassem mais por aqui. Sempre prcisamos de material relacionado com história da arte e a "contextualização" quanto mais pulicarem aqui vão nos ajudar muito. Esse material reunido é sempre muito difícil de encontrar. Obrigada e Parabéns! Vanessa Dias de Melo de BH

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse projeto, conheço de perto! Heloísa Resende, São João del-Rei

    ResponderExcluir
  8. Prezados,

    conheci agora, por acaso, este blog que, na minha percepção, tem importante papel no que se refere à necessidade de instrumentos pedagógicos voltados para a difusão, valorização e preservação do patrimônio cultural brasileiro no ambiente, sensibilizando, formando e informando sobretudo crianças e jovens no ambiente escolar.

    Neste sentido, desejo apresentar-lhes o almanaque eletrônico Tencões & terentenas( http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br ) que nasceu com o desejo de ser um instrumento auxiliar para ações educacionais semelhantes e afins na região de São João del-Rei.


    Grande abraço, parabéns e votos de muito sucesso.

    ResponderExcluir