quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DA EXPOSIÇÃO INIMÁ NO TRICENTENÁRIO DE OURO PRETO À SALA DE AULA

Autorretrato. Óleo sobre tela. 1951. 82x65cm. (cód.AR0022)
EU DA INCONFIDÊNCIA EXPÕES INIMÁ DE PAULA
04/08/2011
O Museu da Inconfidência inaugurou, às 20h30min do dia 12 de agosto, sexta-feira, a exposição Inimá no Tricentenário de Ouro Preto, organizada em parceria com a Fundação Inimá de Paula (Belo Horizonte – MG). A mostra, que estará em cartaz na Sala Manoel da Costa Athaide até 18 de setembro, apresenta obras inéditas do artista mineiro Inimá de Paula (1918-1999), como Naturezas Mortas e Retratos, incluindo o seu famoso Autorretrato, além de objetos pessoais e telas de diversas fases, com ênfase no Expressionismo.


Após a inauguração do Museu Inimá de Paula, em 2009, uma seleção especial foi feita para a comemoração dos 300 anos da cidade histórica mineira que tanto inspirou o pintor ao longo de sua trajetória. Em muitas de suas telas, Inimá se revela um autêntico seguidor do movimento artístico reconhecido na Europa, em 1905, como Fauvismo, do qual fizeram parte nomes como Van Gogh e Paul Gauguin. A principal característica do estilo é dar margem ao instinto e às sensações, por meio de rígidas pinceladas e cores selvagens.

O ARTISTA – A obra de Inimá de Paula, dotada de elevado teor poético-emocional, é marcada pela cor truculenta, a nota expressionista e a atmosfera fauve em muitas das telas, que sofreram influência de Matisse, Dérain e outros pintores franceses do início do século XX. Segundo o crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, Inimá é um dos mais genuínos valores da pintura brasileira do século XX e, de longe, um dos maiores coloristas do Brasil.

O QUÊ: Inauguração da exposição Inimá no Tricentenário de Ouro Preto
QUANDO: 12 de agosto, sexta-feira. A mostra permanece em cartaz até 18 de setembro.
ONDE: Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência (Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico).
VISITAÇÃO: De terça a domingo, das 12h às 18h. ENTRADA GRATUITA

2 comentários:

  1. Muito bom saber das exposições! Assim é possível encaixar com a programação das excursões. Há tanto o que aprender! Denise de Vespasiano

    ResponderExcluir