quarta-feira, 7 de setembro de 2011

AS 1.100 AÇÕES DA 3a JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM 567 MUNICÍPIOS MINEIROS: PATRIMÔNIO CULTURAL + ARTES VISUAIS


A 3a JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL além de comemorar a conquista do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – 2010, do IPHAN, como a melhor iniciativa de divulgação do patrimônio cultural brasileiro, celebra os 40 anos de atuação do IEPHA/MG.

Para comemorar essa trajetória, o tema da Jornada é “Quando a minha história conta a história de todos”. A proposta é que sejam propostas ações inovadoras e criativas, com o objetivo de mobilizar todos os cidadãos para compreender o importante papel que os indivíduos e as instituições desempenham na construção da história social e da memória local.

Zeladores, músicos, poetas, congadeiros, sineiros, artífices, contadores de histórias são a alma viva de uma cultura, pois, além de agentes de um determinado contexto cultural, eles representam o elo entre gerações que permite o diálogo e a sobrevivência das práticas culturais.

Entre as atividades específicas que os proponentes estão desenvolvendo constam rodas de bate papo com pessoas que são testemunhas de movimentos importantes na história da cidade; exposições valorizando os moradores da cidade ou instituições como educandários, fábricas e movimentos religiosos e sociais que tiveram papel decisivo no desenvolvimento local. O leque de propostas é amplo e democrático. É o momento de contar e ouvir essas histórias, tão importantes para a compreensão de nossa sociedade.

A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Iepha/MG, está realizando em 567 municípios mineiros mais de 1.100 ações, entre seminários, apresentações de grupos de cultura popular, festivais de arte e gastronomia, exposições, visitas guiadas, educação patrimonial, oficinas e gincanas culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário