sábado, 3 de setembro de 2011

DA EXPOSIÇÃO " OCUPAÇÃO DO ATELIÊ DE MANOEL DA COSTA ATAÍDE" DE JÚLIO COELHO PARA AS SALAS DE AULAS DE ARTES VISUAIS

Ao longo do mês de setembro mês, o artista plástico ouro-pretano Júlio Coelho, expõe série de novas telas no restaurante Bené da Flauta, em Ouro Preto.


Restaurante Bené da Flauta em Ouro Preto

Restaurante Bené da Flauta em Ouro Preto

ição integra a programação da 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, levada a cabo pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha – MG), que, desde 2009, incentiva ações relacionadas à preservação e divulgação do Patrimônio Cultural.

A partir do tema “Quando a minha história conta a história de todos”, o artista propõe a ocupação da casa onde funciona hoje o restaurante, mas que, no século XVIII, possivelmente entre os anos de 1790 a 1812, abrigou o ateliê-escola de Manuel da Costa Ataíde, reconhecidamente o maior pintor da arte setecentista mineira. Nesta época, Ataíde trabalhou ao lado de Antônio Francisco Lisboa, Aleijadinho, na construção da Igreja São Francisco de Assis, considerada obra-prima do rococó mineiro.




Interior do imóvel


Júlio Coelho está oito grandes telas, criadas e especialmente pintadas para a ação cultural da referida Jornada Mineira de Patrimônio C Eiultural.

Júlio Coelho

Júlio Coelho


Júlio Coelho


Júlio Coelho


Júlio Coelho


Júlio Coelho


Júlio Coelho


Júlio Coelho


O artista plástico Júlio Coelho, segundo depoimento dom mesmo, para a produção das referidas telas realizou divesas visitas 'in loco: “Visitei São Francisco de Assis para apreciar o famoso forro da nave da igreja, obra-prima de mestre Ataíde... sua paleta de cores e as feições brasileiras dos anjos e da Madona”,

Um comentário: