sábado, 3 de dezembro de 2011

PLANEJAMENTO 2012 E OS ARTISTAS DE MINAS EM SALA DE AULA

É chegado o momento de todos os professores já encaminharem o planejamento 2012!

E a disciplina curricular ARTE, ARTES VISUAIS?

São inúmeras possibilidades, como trabalhá-la? Como organizar o processo de ensino/aprendizagem? Quais modalidades organizativas: plano de aula? sequência didática? atividade permanente? projeto? Qual conteúdo? Como inserir os ARTISTAS DE MINAS EM SALA DE AULA?  Por onde começar?

Estabeleceremos um longo e largo diálogo nas próximas postagens, tendo em vista o PLANEJAMENTO 2012!

Inicialmente, pensemos nos nossos propósitos, o que pretendemos ensinar, o que esperamos que nossos alunos aprendam? Lembrando que objetivo é o que se espera que a turma aprenda em determinadas condições de ensino. É ele que orienta quais conteúdos devem ser trabalhados e quais encaminhamentos didáticos são necessários para que isso ocorra.
Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante.
Pode ser classificado como
conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios),
procedimental (saber fazer) e
atitudinal (saber ser).
E conceito é a definição de um determinado termo. Um exemplo: se o objetivo é o aluno identificar o que é um desenho no contexto das demais manifestações visuais, o professor deve apresentar, conforme o ano/a série, como conteúdo as diversas manifestações (audio) visuais (desenho, pintura, gravura, cestaria, tapeçaria, fotografia, vídeo, instalação etc), situar o conceito de desenho- como conhecimento artístico e estético - e explicar o aspecto que o diferencia das demais manifestações visuais. Observe que é preciso definir primeiro os objetivos de ensino e aprendizagem para depois selecionar e organizar os conteúdos.

Isso posto, estabeleçamos os objetivos de ensino e aprendizagem de cada série/ano da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio.prender a aprender, formar o hábito de pensar, investigar, pesquisar, habilitar-se a trabalhar de acordo com os critérios da ciência, desenvolver o espírito crítico e a criatividade são atualmente exigências às quais o sistema educacional necessita atender.

Mas desde já estejamos atentos ao fato de que a capacidade de assimilação de conteúdos e de acumulação de conhecimentos não é suficiente para a busca de soluções dos complexos problemas do mundo em que vivemos.  A atividade pedagógica “de ponta” visa estimular o espírito de busca e ensinar a construir o conhecimento. De todos, pesquisadores, profissionais, educadores e educandos, em gradações distintas, são exigidas aptidões para colocar e resolver problemas e o aprendizado de princípios e regras que organizem o conhecimento.

O trabalho com projetos no ambiente escolar permite inovar a dinâmica de ensino-aprendizagem na condução de temas de interesse da comunidade escolar

OS EIXOS TEMÁTICOS E A INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS

Os projetos temáticos possibilitam uma generalização da aprendizagem ou globalização do conhecimento, essencialmente a possibilidade de se chegar a um conhecimento relacional entre as diversas disciplinas e informações disponíveis, bem como entre o conhecimento e os fatos da experiência cotidiana. Essa orientação já se encontra inserida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9394/96) e nos Referenciais Curriculares Nacionais bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que enfatizam a superação da organização curricular por disciplinas estanques, recomendando a integração e a articulação dos conhecimentos. (BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 1999). Essa prática se viabilizaria por meio de dois conceitos fundamentais, ressaltados pelos RCNs e PCNs: interdisciplinaridade e contextualização.

A interdisciplinaridade ressalta o caráter multifacetado da realidade e a natureza multidisciplinar dos problemas e dos saberes. Por isso, pressupõe a troca e a cooperação entre as disciplinas, de forma a evitar a fragmentação e compartimentação das diferentes áreas do saber. Caracteriza-se por um diálogo permanente entre as disciplinas e por gerar uma atitude mais aberta com relação às contribuições oriundas de outros grupos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário