domingo, 13 de novembro de 2011

ARTE, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS SOCIAIS EM MINAS

ARTE, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS SOCIAIS EM MINAS, a exemplo do Rio Grande do Sul precisamos implementar essa proposta em Minas de forma ampla e efetiva.

Conforme afirmou Pablo Helguera, curador pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul, é importante difundir o modelo pedagógico praticado pela Bienal do Mercosul: “o aspecto pedagógico de grandes exposições e bienais é geralmente limitado ou praticado com relutância. Em contraste, a Bienal do Mercosul é um caso excepcional, tanto pelo seu compromisso com a pedagogia quanto pela sua íntima relação com o público local”, afirma.
 “Desde seu início, o programa de formação de mediadores desta bienal tem tido a dupla função de escola, gerando uma disposição única para o campo da mediação na cidade de Porto Alegre. Nessa 8ª edição, além da possibilidade de convidar artistas cuja obra incorpora ativamente elementos da pedagogia, o tema da 8ª Bienal, ‘Ensaios de Geopoética’, a meu ver, oferecia também um convite para literalizar a noção de expansão do campo de ação da pedagogia.
Desse modo, propusemos a ideia de se imaginar a pedagogia como um território que possui diferentes regiões. Uma delas, a mais conhecida, situa-se no âmbito da interpretação ou da educação como instrumento para entender a arte; a segunda é a fusão de arte e educação (como a prática artística dos artistas mencionados anteriormente), e a terceira é a arte como instrumento da educação, a qual denominei ‘arte como conhecimento do mundo’”, conclui o curador.

Um comentário:

  1. Minas precisa avançar muito na questão do ensino de Arte, considerar como disciplinas curriculares: Artes Visuais, Música, Teatro, Dança. Precisamos inserir as disciplinas nos currículos, precisamos de formação inicial, continuada, projetos, programas... precisamos tratar essa questão de forma mais efetiva. Luciana Moreira-BH

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